Os capitães dos clubes da Série C do Campeonato Brasileiro assinaram um abaixo-assinado nesta sexta-feira (27/03), que será enviado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedindo atenção especial da entidade aos times em questão. A preocupação dos atletas é quanto a sobrevivência financeira das equipes durante a paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus.
“Os impactos financeiros desta paralisação serão terríveis para o mundo do futebol, contudo, para os clubes e atletas que disputam a Série C serão ainda mais graves, pois são muito mais suscetíveis aos danos causados pelas perdas geradas pela suspensão e pelo ônus de arcar com seus compromissos durante a paralisação”, diz a nota.
A preocupação maior dos atletas, segundo o documento, é a respeito do pagamento de salários. Eles alegam dificuldade maior das equipes de Série C, o que pode ser minimizado com ajuda direta da CBF aos clubes.
“Nos apresentamos diante da Confederação Brasileira de Futebol com a intenção de solicitar doação de recursos para os clubes da Série C, com destinação exclusiva de manter em dia o pagamento dos salários e imagens dos seus atletas, a fim de auxiliar, ou ao menos minimizar, os impactos financeiros advindos desta enorme crise mundial, considerando que são os atletas os principais protagonistas, sem os quais não haveria o espetáculo do futebol e, neste momento, potencialmente mais atingidos, vista nossa notória hipossuficiência”, prossegue o texto.
Também ocorreu uma reunião dos dirigentes dos clubes da Série C por videoconferência para definir questões a respeito da competição. Em encontro realizado nesta quinta-feira (26/03), 30 clubes das Séries A e B definiram férias de 20 dias e um pedido de manutenção de fórmula das respectivas competições, após não terem chegado a acordo com o Sindicato dos Atletas sobre negociação de redução de salários e outros pontos.
Confira a nota oficial na íntegra:
Os atletas dos clubes da Série C do Campeonato Brasileiro, aqui representados pelos seus capitães abaixo-assinados, vêm, perante à Confederação Brasileira de Futebol – CBF, pedir atenção e auxílio para os seus clubes e a si próprios neste momento de crise.
Como é sabido, os clubes e atletas que disputam a Série C do Brasileirão, o fazem com muito custo e muito sacrifício, sem maiores apoios, diferentemente do que acontece com os clubes e atletas que disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
É claro que o apoio financeiro quanto à logística das partidas (viagens e hospedagens) fornecidos por esta Confederação, é fundamental para à realização do torneio.
Os aticas, representados por seus capitães, reconhecem e agradecem todo o suporte disponibilizado. Contudo, o futebol brasileiro teve seus campeonatos suspensos por tempo indeterminado em decorrência da pandemia de Covid-19 que atinge todo o planeta e ameaça vidas humanas.
Mas não é apenas o vírus que ameaça as vidas das pessoas.
Os impactos financeiros desta paralisação serão terríveis para o mundo do futebol, contudo, para os clubes e atletas que disputam a Série C serão ainda mais graves, pois são muito mais suscetíveis aos danos causados pelas perdas geradas pela suspensão e pelo ônus de arcar com seus compromissos durante a paralisação.
Assim, estamos na iminência de uma crise sem precedentes que pode gerar abalos severos às vidas de inúmeras famílias de todos que fazem o espetáculo da Série C ser tão importante para o futebol brasileiro.
Desta forma, nos apresentamos diante da Confederação Brasileira de Futebol com a intenção de solicitar doação de recursos para os clubes da Série C, com destinação exclusiva de manter em dia o pagamento dos salários e imagens dos seus atletas, a fim de auxiliar, ou ao menos minimizar, os impactos financeiros advindos desta enorme crise mundial, considerando que são os atletas os principais protagonistas, sem os quais não haveria o espetáculo do futebol e, neste momento, potencialmente mais atingidos, vista à nossa notória hipossuficiência.
Confiando no bom senso e razoabilidade sempre demonstrados por esta Confederação, fazemos, em nossos nomes, das nossas famílias e de nossos clubes e suas respectivas torcidas, este apelo para minimizarmos os impactos financeiros decorrentes da epidemia do Covid-19.
Globo Esporte.com, 27/03/2020