Fenômeno Azul no Baenão – Foto: Beatriz Reis
Fenômeno Azul no Baenão – Foto: Beatriz Reis

Uma coincidência importante vai marcar 2024 na vida do Remo: o início de uma nova gestão e a necessidade premente de conquistar o acesso. Ninguém dentro do clube tem dúvida de que a prioridade máxima para a próxima temporada é voltar à Série B. O time até conseguiu o feito em 2021, mas caiu no mesmo ano.

A queda é um dos pontos mais criticados da administração de Fábio Bentes, que está terminando mandato agora em novembro. Seu sucessor, seja de oposição ou situação, terá que abraçar de imediato a causa mais cara ao torcedor, depois que o maior rival obteve o passaporte para a Série B.

A partir de agora, a poucos dias da eleição, marcada para o dia 12/11, os candidatos devem enfatizar suas propostas com um espaço maior para a busca do acesso. É claro que os planos incluem o fortalecimento da base, melhorias na estrutura do CT de Outeiro e acenos para os associados, mas a Série B é a principal obsessão.

Para isso, é obrigatório montar um grande elenco, capaz de brigar pelos primeiros lugares na Série C. Neste ano, com alto investimento, o time até chegou perto de classificar para o quadrangular, mas pagou um preço e tanto pelo mau começo de campanha, quando desperdiçou 4 rodadas sob o comando de Marcelo Cabo.

Desta vez, a gestão tem que se preocupar com a condução do Departamento de Futebol. Erros primários, como a contratação de jogador que nem sequer entrou em campo, não podem mais se repetir. Os critérios de contratação precisam mudar radicalmente. Esquecer jogadores formados na base é outro pecado imperdoável.

Antes de apressar a busca por reforços, o novo presidente terá que se cercar de auxiliares capazes, gente com experiência profissional para discutir e opinar sobre contratações com o executivo e a comissão técnica.

Um acordo informal entre os candidatos dá a opção de recontratar o técnico Ricardo Catalá, cujo trabalho na Série C foi bem avaliado. É um nome quase de consenso, embora outras alternativas possam ser analisadas.

O certo é que, quanto mais cedo a gestão começar a trabalhar, melhor para o futebol, setor fundamental num clube popular e por isso mesmo alvo direto dos acertos e erros da diretoria.

Blog do Gerson Nogueira, 19/10/2023

23 COMENTÁRIOS

  1. Para que o Remo possa realmente dar o passo certo em 2024, será necessário primeiro não renovar contrato com determinados jogadores que não corresponderam a expectativa do clube. Valorizar a categoria de base e ter uma boa comissão técnica.

    • O próximo presidente já começa bem se retirar os agenciadores e padrinhos de jogadores trambolhos do Baena. O Remo se bem gerido, não carece de mecena de meia tigela, anda só, dono do seu próprio destino.

    • Certissimo. Principalmente com o goleiro Vinícius.. já passou da hora…. não ganhou nada relevante nesses anos todos..

      • Exercendo duas profissões ao mesmo tempo , onde já se viu isso?? Como se dedicar inteiramente ao futebol ?? Impossível
        Se aproximando , apoiando e rendendo aplausos ao paysandu , seu treinador e seu presidente , bom então que atravesse de vez

    • A administração magnata com a infra estrutura que trará do Fortaleza com a empresa de consultoria tendo o comando do Artur Lidio que fizeram o Fortaleza decolar da série C para a elite do futebol brasileiro e estrangeiro ( libertadores, sul america, série A ) tem todo o preparo para dar o mesmo destino ao Leão Azul paraense…

  2. Quem vai ser o novo presidente do meu clube do Remo, eu nao sei. Mas de uma coisa eu tenho certeza, o tecnico tem que ser o CATALÁ ! Pois alem dele ter feito um bom trabalho em sua ultima passagem pelo clube, ele ja esta ambientado com a cidade e com a torcida e, conhece o elenco e , sabe quem merece voltar para 2024 e assim, montar um elenco forte para sairmos da serie C .

    • Sim Catalá fez um bom trabalho tirando leite de pedra porém ele pecou por não ter utilizado os jogadores da base persistiu com os idosos e bichados mesmo assim nos salvou da série D, não esquecer tbm que Catalá foi campeão da C com o Mirasol no ano passado…
      Magnata deveria continuar com ele antes porém ter uma conversa para que ele ponha os garotos da base pra jogar…

  3. Perdemos um Replay por causa do APITO AMIGO que deram 18 pontos ROUBADOS a mucura;coronel Nunes por trás dessa sacanagem nacional.

    • Falou tudo!!!! O velho coronel e o presidente da federação paraense, vestido com a camisa da MUCURA por baixo, souberam trabalhar nos bastidores. A mucura não tinha time pra subir, isso é fato.

  4. Essa série C, nunca foi lugar pra um clube igual o do Remo, nunca vi tanto conformismo como vejo dentro do clube do Remo, só vai com pressão, esse ano que vem eles vão saber o que é pressão!

  5. O Remo como está hoje, série C, é até demais agora, a torcida, merece coisa muito melhor, série C, D é esculacho, é pancada nas partes baixa.

  6. As eleições já teriam que ter acontecido esse estatuto tá mais quê ultrapassado Bando de velhos com pensamentos retrógrados Os tempos são outros antes de sair um presidente outro já teria que está eleito pra assumir e dá continuidade aos trabalhos contratando técnico jogadores pondo a casa em ordem Por isso quê não se chega a lugar algum

    • Estatuto do Remo tem que ser reformado, tá obsoleto, atrapalha a máquina administrativa, novo condel precisa trabalhar nisto com urgencia.

  7. Pro Remo sonhar em conquistar alguma coisa em 2024, o Magnata não pode ganhar essas eleições. Mesmo que o melhor candidato vença, vai ser muito difícil pro Remo ganhar o estadual ou a Copa Verde, já que as mucuras vão ter um elenco mais caro, e muito provavelmente melhor que o do Leão Azul.

  8. Essa matéria do Nogueira é uma compilação de tdo q nos estamos falando faz tempo por aqui.
    E digo mais: O fortalecimento da base, melhorias na estrutura do CT de Outeiro , acenos para os associados, e utilização da base, profissionalizacao do futebol, estão todos ligados diretamente com o acesso a B, pois são essas ações q geram Renda, que dão condições, q transmitem confiança e tranquilidade ao torcedor, q optmizam a chance de formaçao de um time vencedor.
    Mas o q importa não é todos nós vermos assim…são esses candidatos enxergarem igual e pp, quem for presidente agir igual.

  9. Eu, como torcedor, continuo batendo na mesma tecla. Pro Remo sair do buraco, tem que rapidamente virar SAF. Essa é a única solução para que o Remo saia dessa situação melancólica que parece não ter fim

Comments are closed.