Anderson Uchôa – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Anderson Uchôa – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

A Série C do Campeonato Brasileiro começará nesta terça-feira (02/05), com 3 partidas. A competição seguirá até 12/11, dia em que será conhecido o campeão e já será sabido quais os 4 clubes que estarão na Série B de 2024, além dos 4 rebaixados para a Série D do futebol brasileiro.

A Série C terá transmissão de suas partidas pelo Nosso Futebol, canal que está na SKY e na ClaroTV, além da DAZN, que trabalha no formado de streaming. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Na 1ª fase, os 20 clubes jogam entre si em partidas só de ida – 10 clubes jogam 9 vezes em casa e 10 vezes fora de casa, enquanto os outros 10 jogam 9 partidas fora de seus domínios e 10 em casa. Os 8 melhores classificados ao fim das 19 rodadas da 1ª fase avançam para a fase seguinte.

Após a 1ª fase (chamada de Grupo A), 8 clubes avançam para 2 quadrangulares distintos. O Grupo B será formado pelos 1º, 4º, 5º e 8º colocados da fase inicial, enquanto o Grupo C será composto pelos 2º, 3º, 6º e 7º colocados. Os clubes jogam dentro de seus grupos em partidas de ida e volta.

Após as 6 rodadas da 2ª fase em cada quadrangular, as 2 melhores equipes de cada grupo sobem para a Série B do Campeonato Brasileiro. O clube que terminar na liderança do Grupo B ao fim desta fase encara o time que encerrar a fase na liderança do Grupo C na decisão da Série C do Campeonato Brasileiro.

Os 20 clubes participantes

Altos-PI

O Altos (PI) caiu na semifinal do Campeonato Piauiense e não deve ter grandes pretensões na Série C. Permanecer na Série C deve ser o objetivo mais factível. A equipe vai novamente ser comandada em campo por Manoel, maior artilheiro da história do clube, enquanto o técnico será Jerson Testoni.

Amazonas-AM

O futebol amazonenense terá 2 representantes na Série C. O Amazonas (AM) é estreante na competição e vem em uma crescente na temporada, conquistando o título estadual pela 1ª vez. É um time que pode surpreender na Série C.

América-RN

Depois de alguns anos na Série D do Campeonato Brasileiro, o América (RN) finalmente conseguiu voltar para a Série C. O tradicional clube nordestino quer embalar em acessos seguidos e voltar à Série B. Porém, o primeiro semestre de 2023 foi bem irregular. Apesar de ter chegado à final do Campeonato Potiguar, o time não convenceu e já trocou de técnico. Leandro Sena saiu do comando para a entrada de Thiago Carvalho, que estava no Caxias (RS). O clube ainda discute internamente a possibilidade de se tornar uma SAF. Os conselheiros já estão com uma proposta nas mãos, que colocaria o América (RN) com o maior investimento da Série C deste ano.

Aparecidense-GO

A Aparecidense (GO) teve um primeiro semestre de razoável para bom, caindo apenas nas semifinais do Campeonato Goiano. O clube terá novamente seu ídolo Alex Henrique no comando do ataque e deve ser um dos candidatos a buscar uma das vagas para a próxima fase da Série C.

Botafogo-PB

Clube que está há mais tempo na Série C de maneira consecutiva, o Botafogo (PB) deve mais uma vez lutar para permanecer. O time foi muito mal no primeiro semestre, saindo do Campeonato Paraibano com uma goleada por 5 a 1 para o Sousa (PB), no jogo de volta da semifinal e está longe de convencer em campo. O treinador escolhido para comandar o time na Série C é Felipe Surian, que participou de uma profunda reformulação no elenco para a competição nacional.

Brusque-SC

Com um bom investimento na temporada, o Brusque chega para a Série C como um dos favoritos a avançar de fase e buscar o acesso. Foi vice-campeão estadual, perdendo o título para o Criciúma (SC). O clube teve 4 atletas eleitos para a seleção do campeonato e chega com moral para a Série C, sob o comando do técnico Luizinho Neto.

Confiança-SE

Outro clube que chega para a Série C com um bom investimento é o Confiança (SE), que caiu da Série B no ano passado. Comandado por Vinícius Eutrópio, o clube chegou à final do Estadual, mas acabou perdendo os 2 jogos da decisão para o Itabaiana (SE). Na Série C, os sergipanos devem brigar pelo acesso.

CSA-AL

Rebaixado para a Série C no ano passado, o CSA (AL) mudou de diretoria e tenta recuperar espaço no futebol brasileiro. Entretanto, o início do ano não foi bom. O time não chegou nem às semifinais do Campeonato Alagoano, caiu logo na 1ª fase da Copa do Nordeste e ficou sem jogos oficiais entre março e abril, quando promoveu uma reformulação no elenco. As mudanças parecem que surtiram efeito e o time do técnico Vinícius Bergantin fez 2 boas apresentações contra o Internacional (RS), pela Copa do Brasil, perdendo em Porto Alegre (RS), por 2 a 1, vencendo em Maceió (AL), pelo mesmo placar, e sendo eliminado apenas nos pênaltis. Esses jogos aumentaram a confiança do elenco e da torcida em relação ao acesso para a Série B.

Figueirense-SC

O Figueirense (SC) tem na Série C a esperança de a temporada terminar melhor do que com começou. No Campeonato Catarinense, o clube caiu nas quartas-de-final e o técnico Cristóvão Borges foi demitido. O escolhido para buscar o acesso para a Série B é o técnico Roberto Fonseca.

Floresta-CE

O Floresta (CE) é o único que já chega para a Série C com o gostinho do acesso em 2023. O clube estava na Série B do Campeonato Cearense e conseguiu voltar à elite no primeiro semestre da temporada. Agora, vai disputar a Série C do Brasileirão buscando se manter e, quem sabe, se tornar competitivo. O comandante escolhido é Gerson Gusmão, campeão piauiense pelo River (PI) este ano.

Manaus-AM

Outro representante do futebol amazonense é o Manaus (AM), que chega para a Série C com menos pretensões do que nos anos anteriores. O clube caiu nas quartas-de-final do Estadual, fez uma grande reformulação e vai buscar a manutenção.

Náutico-PE

Um dos favoritos para o acesso é o Náutico (PE), que apesar de não ter tido um bom primeiro semestre, chega com moral para a Série C do Campeonato Brasileiro. O time pernambucano manteve Dado Cavalcanti no comando técnico e deve ter um dos maiores orçamentos do torneio.

Operário-PR

O Operário (PR) é um dos clubes que vai disputar a Série C por ter sido rebaixado na Série B do ano passado. O clube espera fazer o sempre almejado “bate-volta”. No Campeonato Paranaense, caiu nas semifinais para o Cascavel (PR) e espera que a Série C seja a garantia de um ano bom.

Paysandu

O clube paraense é um dos favoritos ao acesso mais uma vez, mas vai ter que conseguir traduzir o status em realidade, coisa que não vem acontecendo. O clube caiu na semifinal do Parazão e também não teve bom desempenho na Copa do Brasil, entrando direto na 3ª fase e sendo eliminado pelo Fluminense (RJ) com 2 derrotas pelo placar de 3 a 0. Contudo, o time ainda disputa a final da Copa Verde contra o Goiás (GO), sem data definida.

Pouso Alegre-MG

Estreante na história da Série C, o Pouso Alegre (MG) foi vice-campeão da Série D no ano passado, mas não chega para a Série C embalado. O clube vai comemorar bastante se conseguir se manter na competição em 2024.

Remo

Outro clube favorito para o acesso é o Remo, comandado pelo técnico Marcelo Cabo. O Leão segue em busca do título paraense, chega com um bom investimento para a Série C e deve lutar pela parte de cima da tabela, jogando no Baenão sempre lotado.

São Bernardo-SP

O São Bernardo (SP) vem com moral após um bom Campeonato Paulista, onde caiu nas quartas-de-final para o Palmeiras (SP), campeão estadual. O desafio tem sido manter o elenco para a Série C. Alguns dos seus principais jogadores saíram, visto que o time se destacou no Paulistão. Manter-se na C seria um objetivo cumprido.

São José-RS

A busca do São José (RS) também deve ser permanecer na Série C do Campeonato Brasileiro mas, claro, sempre mirando o G-8 para tentar a classificação. No Gauchão, o time não empolgou e não passou da 1ª fase.

Volta Redonda-RJ

O Volta Redonda (RJ) fez mais uma boa campanha no Campeonato Carioca e chega com favoritismo para avançar de fase na competição nacional. O clube chegou às semifinais, ganhou um jogo do Fluminense (RJ) no mata-mata, mas acabou levando uma goleada por 7 a 0 no jogo da volta. Rogério Corrêa foi mantido no cargo e comanda o clube na Série C.

Ypiranga-RS

O clube gaúcho chegou às semifinais do Estadual, sendo eliminado pelo Grêmio (RS) nos pênaltis. Chega para a Série C mais uma vez com pretensões de avançar de fase e se aproximar do acesso.

Globo Esporte.com, 01/05/2023

2 COMENTÁRIOS

  1. Acho que temos um time competitivo p disputar a serie C ! Este ano almejamos nao so o ascesso como o titulo da serie C

  2. Acredito que o leão está entre os favoritos para disputar o acesso e o título….vamos meu Leão rumo a série B.

Comments are closed.