Fenômeno Azul no Baenão
Fenômeno Azul no Baenão

Nenhuma novidade. O Remo está na mesma situação crítica das últimas competições. A reta final é sempre recheada de fortes emoções – negativas. A torcida é convidada a se afastar, como vai acontecer no jogo deste sábado (29/07) contra o Ypiranga (RS), programado para o Mangueirão, para que os jogadores não sintam a pressão e a cobrança da massa azulina.

Ora, um time que tem medo de sua torcida não pode ir muito longe!

A batalha desafiadora de vencer pelo menos 3 dos 5 jogos que restam deveria merecer um tratamento inteiramente diferente. Qualquer criança saberia que é o momento de utilizar em casa as armas que todo mandante tem em seu favor e a principal delas é o incentivo que vem das arquibancadas, principalmente quando a torcida é grande e participativa.

O Remo está deliberadamente se afastando da torcida, que deu ao clube a melhor média de público desta Série C, apesar da campanha pavorosa, com 11 das 15 rodadas disputadas na zona de rebaixamento.

É claro que era jogo para o Baenão, onde o povo se debruça sobre o campo e põe pressão em todo mundo, inclusive nos atletas de pernas mais trêmulas. Quem não consegue jogar por um time de massa não serve para defender o Leão!

Quantos clubes brasileiros adorariam ter por trás uma legião de torcedores como tem o Remo? A maioria dos clubes das 4 Séries do Brasileirão vive essa carência afetiva. Todos têm a consciência de que seriam maiores e mais respeitados se também fossem mais amados.

Já o Leão, por força de decisões tacanhas, resolveu jogar no Mangueirão em um sábado à noite, no último final de semana de julho. É pedir para não aparecer ninguém!

Claro que muitos azulinos estarão lá, mas em quantidade muito inferior ao normal. No Baenão, centro da cidade, com ingressos a preços promocionais, a torcida lotaria o estádio.

A já proverbial timidez do time nos jogos em Belém só encontra explicação no excesso de forasteiros – a maioria ruim de bola – incomodados com a presença de uma torcida intensa e ruidosa. Foi assim contra América (RN), Figueirense (SC) e Operário (PR).

Pela ordem natural das coisas, o problema não está na torcida, mas no time. Portanto, não tem cabimento arranjar artifícios para fugir à presença do torcedor. O fato é que o jogo foi transferido para o Mangueirão a pedido da comissão técnica. Diagnóstico óbvio – medo!

Aliás, como sempre ocorre em momentos de aperreio, jogadores nativos começam a aparecer na escalação do time. O atacante Ronald e o lateral-esquerdo Evandro devem ser titulares contra o Ypiranga (RS). O volante Paulinho Curuá também tem chances. O centroavante Kanu vai no banco e pode entrar no decorrer da partida. Talvez isso já seja suficiente para reduzir a encabulação do time no Mangueirão.

O Leão volta a campo neste sábado (29/07), a partir das 19h, para enfrentar o Ypiranga (RS), no Mangueirão. O jogo é válido pela 15ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora.

Blog do Gerson Nogueira, 27/07/2023

11 COMENTÁRIOS

  1. Muitos jogadores de “fora” q não sabem, não conhecem ( e não fazem questão de conhecer) a grandeza do clube e de sua imensa torcida. Jogadores frouxos, medrosos q em fim de carreira já se acostumaram a perambular pelos times de série C e D sem nenhum senso de empatia. Jogadores que nao estão imbuídos, comprometidos…não estavam no inicio do campeonato na classificação, e parecem não se importar com esse final tb pois sabem q no outro ano vao estar em algum outro time dessa serie.
    O por isso do medo, do desespero e diria até da vergonha de enfrentar a torcida apaixonada do Leão, pois eles só vieram para ca para lucrar.

    • A que ponto chegamos! Diretoria de futebol até isso conseguiu. Imprensa, torcedores. É uma blindagem vergonhosa!!!

  2. Dá um milhão de orçamento mensal pra formar um time e cria um conselho de torcedores para ajudar a dar aval às contratações. Sería bem melhor na real o certo é investir em meia duzia de jogadores caros que vem pra resolver complementados por jogadores da base e regionais.

  3. O normal e desejável, seria o clube só contratar jogadores que estivessem psicologicamente preparados para jogar sob pressão de sua torcida e além disso, submeter esse jogadores à palestras sobre o que significa o peso do manto azulino, suas tradições, sua torcida, o que representa um RexPa, enfim, esclarecer o que os espera. De tal forma que, teriam que ter empatia pelo clube e chamar esse time e sua torcida, de “seu” e de “sua”. Mas esperar isso, de uma diretoria amadora, é querer muito. O Sr. FB deixa o time à deriva, porque “confia” no diretor de futebol e técnicos (que como sabemos, não raro, lucram com contratações à rodo) e que não quer se envolver nisso. Prefere se omitir. Aqui cabe uma pergunta: o que faz o Conselho Diretor do clube? Assiste à toda essa hecatombe silente e também omissa. “Finalizo, tomando emprestado o título daquele filme, “E assim caminha a humanidade” Azulina. 28.07.33

  4. Jogo muito valioso para o nosso Leão.
    Acredito que a pressão acaba sendo negativa pelo momento. Daí essa medida.
    O time do Ipiranga está muito bem ciente da situação ..
    No Baenão certamente iriam segurar o jogo em busca de irritar o time e a massa azulina.
    Já no mangueirão a pressão estará somente na cabeça de nossos jogadores onde a maioria não tem capacidade técnica e nem psicológica de de de render …
    Aí vem a incógnita…
    Ca ou lá?????
    Mais um jogo pra testar o coração, pois a paixão não acabará nunca….
    Vamos leão…..Neste sábado iremos vencer.

  5. Realmente esses forasteiros não tem nada de sentimento pelo Remo, são dublês de jogadores, velhos e ruins, e esse presidente FB compartilhando com esse fracasso.
    Onde estão os jovens que participaram da última copa São Paulo,? Os técnicos também forasteiros usando de corporativismo, escalando somente seus apadrinhados, com essa mentalidade,ai está o resultado, nosso time com o investimento que foi feito, lutando para nao ser rebaixado, triste situação .

  6. Desculpa den jogadorzinho de times pequenos,acostumados com 500 torcedores em campo;aqui e diferente,REMO é TIME GRANDE seus vermes,frouxos e sem vergonhas!!Vieram só enganar os outros!!

Comments are closed.