O fato do Operário (PR) ter subido para a Série B com 7 pontos no seu grupo da 2ª fase, mas o Volta Redonda (RJ) não conseguir sair da Série C, mesmo tendo feito 10 pontos na outra chave, está reforçando os questionamentos dos clubes ao atual formato do campeonato.
Ganha força a articulação de um movimento para convencer a CBF a aplicar o sistema de pontos corridos, no mesmo formato das Séries A e B, com 38 rodadas e jogos até novembro.
Como a entidade já negou este pedido em investidas anteriores, os clubes devem mobilizar suas Federações em busca de apoio.
Vale ressaltar que, após 2 anos no atual formato, o Estatuto do Torcedor permite a mudança no regulamento da Série C para a temporada 2024.
Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 14/10/2023
Sem dúvida que pontos corridos com 38 jogos é o formato mais justo, inclusive tornará a série C mais atrativa à contratações de bons jogadores pelo calendário até final do ano e o jogador poder receber salários até o final da competição.
Anteriormente a CBF justificou que estava muito em cima para mudar o modelo na série C, mas como já se passaram dois anos do modelo atual, é momento dos clubes fortes Remo e Náutico se unirem para em 2024 ser pontos corridos.
Tendenciosa a frase do Operário ter subido com 7 pontos e o Volta Redonda com 10 não, esse é o regulamento e mesmo assim o Operário fez mais pontos no Geral que o Volta Redonda, mas apoio a ideia de uma série C em pontos corridos, isso só melhoraria a competição
Atualmente, a série C tem 27 rodadas (para os 2 que chegam às finais.19+6+2 rodadas).
Quaisquer fórmulas, que ultrapassem, em muito, este quantitativo de jogos, serão vetadas pela CBF. Sob a desculpa de aumento das despesas.
Assim sendo, algumas hipóteses:
Atual + Quadrangular + Finais (4 com ida e volta + finais) = 19+6+2 = 27 rodadas.
Pontos “corridos” (20 com ida e volta) = 19+19 = 38 rodadas
Atual + Octogonal (8 só com ida) = 19 +7 = 26 rodadas.
Atual + Octogonal (8 com ida e volta) = 19 +14 = 33 rodadas.
Atual + Decagonal (10 só com ida) = 19 + 9 = 28 rodadas.
Atual + Decagonal (10 com ida e volta) = 19 + 18 = 37 rodadas.
Atual + Dodecagonal (12 só com ida) = 19 + 11 = 30 rodadas.
Tirem sua conclusões….
Atual + Octogonal (ida e volta) seria o mais próximo dos pontos corridos.
Aquele outro com o atual + 12 times é quase o mesmo que retirar os 4 rebaixados e começar tudo de novo! 😀
Rafael, são interessantes as tuas opções. Mas o mais justo modelo é o pontos corridos com 38 rodadas, não podendo já partir do pressuposto que a CBF não irá aceitar, cabendo os clubes tradicionais como Náutico e Remo se unirem e lutarem por esse modelo.
A FPF agora não tem mais interesse pq o seu time subiu.
Quem tem mais interesse desde muito tempo é outra FPF, a Federação Pernambucana.
Presidente da federação assume no mesmo ano do acesso , sei não
O paysandu foi beneficiado em pelo menos quatro jogos dentro de casa na primeira fase, até pênalti com bola batendo na bunda foi marcado pênalti, jogador se jogando dentro da área e gols impedidos.
Prezado Remista, as imagens estão aí. Foram 9 nove pontos, arrumados, por “erros” de arbitragens em favor do payssandu na primeira fase. Já o Remo foram pelo menos 5 pontos surrupiados, pelos mesmos “erros” de arbitragens na série B para o Remo cair. Nunca esqueço o gol absurdamente desmarcado do Neto Pessoa contra o Confiança, no último jogo do campeonato, pelo sr. Klaus, juiz Fifa que, com esse rótulo, veio subtrair e, consequentemente, prejudicar o Remo. O sujeito nem quis recorrer ao VAR, que aquele altura já estava disponível na C. Essa CBF é uma indecência.
Com certeza que o modelo idêntico as séries A e B será o ideal. Afinal são os mesmos clubes, ou seja igual em números mas diferente como a CBF trata seus filiados chamados primos pobres. Isto também é discriminação. O jogo entre Volta Redonda x Paysandu mostrou claramente que alguma coisa tem que mudar, pois apesar da vitória em campo e da superioridade dos donos da casa, um árbitro,mesmo advertido pelo VAR premiou o Paysandu com a vaga e castigou o Volta Redonda. Lembro que o Paysandu não tem nada haver, não contesto a sua classificação, mas a vaga obtida tem muito az agradecer ao arbitro da partida.
Amigo Manoel Alves, a mucura foi beneficiada pela arbitragem em quase todos os jogos dessa série C, ao contrário teria caído para D porque só alcançaria 18 pontos na fase classificatória.
É evidente que a mucura foi içada à série B pela máfia da arbitragem, não pelo mérito do jogo limpo.
Como foi em todos os acessos que conseguiram…
Seria me Extrema importância para todas as federações e clubes envolvidos, pois possibitaria que os clubes tivesse uma arrecadação financeira até próximo do fim do ano , e consequentemente os jogadores ficariam em evidência…
Excelente comentário.
Concordo que o acesso deles foi conseguido em bastidores. Desde a fase classificatória que as arbitragens cometiam erros grotescos sempre em favor da mucura, fazendo com que ela ficasse entre os oito. Agora, no jogo final contra o Voltaço, foi esse verdadeiro absurdo cometido por um árbitro “rodado”.
Impressionante como a mucura nunca conseguiu nada relevante sem falcatruas (series b compradas por dirigentes do crime organizado e da lavagem dinheiro público desviado, viradas de mesa por influência de mucurento com cargo na cbf, e o apito amigo que nunca falha…) quem tem memória sabe.
Não importa o modelo, a regra serviu para todos os clubes
A CBF não quer o modelo de pontos corridos pq aumentaria os custos pros times. A TV não quer pagar direitos autorais pq não dá Ibope.
A CBF teria que dar um premiação, os custo com viagem, alimentação, logística etc tornaria inviável um campeonato que já é um suicídio financeiro pros clubes etc
Está de sacanagem esse torcedor, só pode, chamar Remo e Náutico de time fortes, uma só pergunta, onde estão estes tais times fortes, suponho que em uma série A. Não adiantada, querer achar fórmula mirabolante para salvar o Remo, hoje, e se continua como está, com a situação ou oposição, com ponto corrido, deitado, sentado de qualquer jeito, vai cada vez mais para o nanismo. Não dizem que o Pará é um está rico com povo pobre, o Remo, é isto também, um time de torcida grande mas futebol pequeno, sartei.
Torcedor Maria, a discussão é série C, evidente que o Remo e o Náutico são CLUBES fortes e tradicionais do país entre os CLUBES da série C, ao contrário que tu referes a TIMES (plantel), assim estás novamente distorcendo a linha de pensamento do tópico.
É preciso saber interpretar texto antes de opinar, já disse que a ignorância limita, a falta de conhecimento torna a pessoa ignorante e o cérebro de ignorante atrofia, e isso está cientificamente comprovado.
Reset, garra, o sarrafo é baixo de mais, assim fica muito difícil, os astronautas não vão voltar, está feio por demais
Melhor fazer um octagonal final na segunda fase mais justo.
Seria muito bom realmente o formato por pontos corridos.
Eu concordo, pois assim fica mais ainda acirrada a disputa tanto para subir, bem como quem cai para a série D.
Aprovado.
Eu já fiz um comentário em que expliquei que o modelo ideal para a C seria classificar os doze melhores da primeira fase ou então classificar os dezesseis melhores e na segunda fase teriamos dois grupos de seis ou oito times e o regulamento seria o atual.
A CBF não vai mudar,pois os custos são grandes e os clubes,ainda não entendo o porquê, são reféns das federações,federações estas que sugam dos clubes e os mesmos não entendem que sem clubes,não existe federação e nem campeonatos,ou seja,o mais importante são os clubes e ponto final.
Quanto ao campeonato da série C,o mais justo seria 2 grupos de 12 clubes,jogando em dia é volta ,com os 5 classificados de casa grupo indo para a 2 fase,nessa fase os pontos da 1 fase seriam levados para a 2 fase,onde seria jogos de um grupo contra outro,ou seja,10 rodadas,a soma geral de pontos, os 4 primeiros subiram para a série B. Quem quiser maior.explicação é só entrar em contato, ok
O leão não consegue chegar entre os 8 melhores no formato atual, imagina entre os 4 melhores em 38 rodadas.
Melhor formato seria um octogonal entre os 8 melhores (ida e volta).
Além disso, VAR desde a primeira fase.
Deixar bem claro que o Operário fez o maior número de pontos na primeira fase e terminou como líder.
Pontos corridos é a melhor opção e os clubes mais bem preparados sobem.
Sou afavor do formato de pontos corridos na série c, porém entendo que 38 é muito enfadonho, haja vista de grande parte dos clubes terem limitação técnicas.
Na verdade, acho que até a série b não deveria ter essa quantidade de jogos.
Por isso, sou favorável a csérie c no formato de pontos corridos com apenas 19 jogos
Já é assim
Ele está querendo dizer, que acabaria aí (19 rodadas), sem a fase de grupos. Ascenderiam os 4 primeiros e, acabou.
Só que assim, o campeonato teria apenas quatro meses e meio.
Seria importante era o Remo aprender a fazer BASTIDORES,isso sim.Em novo formato ou não a roubalheira imperando,não teria pra ninguém!!!!
Seria o ideal
É a forma mais justa além de unificar a forma de disputa das competições nas séries A,B e C.
Modelo atual, premia as 8 melhores equipes por pontos corridos, então os 8 melhores passam, qual é a dúvida????
Melhor deixar como ta mesmo
A CBF fala em custos mas se continuar assim jamais um clube com menos poder aquisitivo se tornará médio a longo prazo, parque não diminui a premiação do copa do Brasil e turbina a série c tudo jogo de interesse para favorecer os ditos grandes,nas ligas aí pra fora todos os clubes jogam as copas desde a primeira fase num jogo único só aqui que os que estão em outras competições já entraram na terceira fase
Eu sendo torcedor do OPERÁRIO, seria ótimo pontos corridos, pois terminamos em Primeiro lugar na fase de pontos corridos, e quase fomos injustiçados na segunda fase se não obtivessemos o mínimo necessário.
Estão todos enganados, OPERÁRIO terminou em primeiro lugar na fase de Pontos Corridos
Sim. Ficou em 1º na fase classificatória.
Esse formato atual da série c é injusto com os 4 primeiros colocados na primeira fase, pois não é garantia de acesso na segunda fase aqueles que tiveram a melhor campanha na primeira, visto que é outro campeonato.
Entre os quatro primeiros colocados da 1ª fase desta temporada apenas o Volta Redonda com 33 pontos (2⁰ colocado 1ª fase) não subiu.
10 V
3 E
6 D
GP 33
GC 19
SG 14
Melhor ataque da primeira fase e melhor saldo de gols.
No geral fez 43 pontos, mas não conseguiu o acesso.
Bem feito. Quem manda não ter bastidores na arbitragem?
A única injustiça foi o Volta Redonda não subir , fez a segunda melhor campanha no geral , más como no futebol nunca teve justiça , pelo menos o Operário (melhor campanha no geral) subiu.
A melhor forma de disputa seria em pontos corridos ou voltar com 2 grupos de 10 ida e volta 18 jogos. Passando os 4 melhores de cada grupo formando um octogonal final em ida e volta 14 jogos os 4 melhores sabem
Comments are closed.