Ednaldo Rodrigues e Antônio Carlos Teixeira (Tonhão) – Foto: Fábio Souza (CBF)
Ednaldo Rodrigues e Antônio Carlos Teixeira (Tonhão) – Foto: Fábio Souza (CBF)

A CBF promete divulgar na próxima semana os calendários das 2 competições regionais que promove – Copa do Nordeste e Copa Verde.

A entidade também aproveitou para encerrar a polêmica de que as disputas poderiam ser suprimidas da próxima temporada em virtude do calendário apertado com o Super Mundial.

Nos bastidores, o próprio presidente Ednaldo Rodrigues já deixou claro que é um compromisso dele com os clubes a manutenção das competições regionais. Nesta terça-feira (12/11), ao revelar o calendário para 2025, a CBF não incluiu as copas do Nordeste e Verde, o que suscitou alguma dúvida se seriam canceladas.

“O que aconteceu é que a CBF vai divulgar um calendário específico para as disputas regionais, separado dos Estaduais e das competições nacionais, mas as duas estão mantidas e continuam dando ao campeão uma vaga na 3ª fase da Copa do Brasil”, disse um interlocutor do presidente Ednaldo Rodrigues.

Outro ponto praticamente garantido pela CBF é a manutenção dos regulamentos. A Copa Verde deve ser toda disputada em jogos eliminatórios, com uma fase preliminar, em jogos apenas de ida, seguido de mata-mata a partir das oitavas-de-final, com a entrada dos principais clubes das regiões Norte e Centro-Oeste.

Havia um grande movimento para que o formato pudesse ser alterado, que garantiria mais jogos para cada clube. No entanto, a CBF deve confirmar – por pelo menos mais um ano – o regulamento com jogos eliminatórios. Dessa forma, 16 times jogam a fase preliminar, com os vencedores se juntando a 8 times previamente classificados de acordo com o ranking da CBF.

Quem está na disputa:

Acre – Independência-AC e Humaitá-AC
Amapá – Trem-AP
Amazonas – Manaus-AM e Amazonas-AM
Distrito Federal – Ceilândia-DF, Capital-DF e Brasiliense-DF
Espírito Santo – Rio Branco-ES e Rio Branco VN-ES
Goiás – Atlético-GO, Vila Nova-GO, Goiás-GO e Aparecidense-GO
Mato Grosso – Cuiabá-MT, União Rondonópolis-MT e Luverdense-MT
Mato Grosso do Sul – Operário-MS
Pará – Remo e Paysandu
Rondônia – Porto Velho-RO
Roraima – GAS-RR
Tocantins – União-TO e Tocantinópolis-TO

Globo Esporte.com, 15/11/2024

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.