Apesar das falhas que permitiram a vitória do ABC (RN) na última rodada, o Remo se prepara para o confronto contra o Ferroviário (CE), no sábado (29/06), sem abrir mão do esquema de 3 zagueiros, implementado pelo técnico Rodrigo Santana desde sua chegada ao Baenão.
Foram 4 partidas no sistema 3-4-3, com 2 vitórias e 2 derrotas, 4 gols marcados e 5 sofridos. Santana não muda de ideia nem mesmo com o déficit de gols sob o seu comando.
Talvez esteja certo em manter suas convicções. De maneira geral, o Remo demonstra mais segurança defensiva com 3 zagueiros na última linha. Contra o time cearense, partida decisiva para as pretensões da equipe na Série C, há a boa notícia do retorno de Ligger à escalação titular.
O zagueiro foi expulso contra o São Bernardo (SP), cumpriu suspensão diante do Ypiranga (RS) e ficou no banco de reservas em Natal (RN). Fez falta neste último jogo! As falhas da zaga foram todas no jogo aéreo, justamente uma especialidade de Ligger.
O zagueiro é o melhor cabeceador da equipe, tanto no ataque quanto na defesa. Seu retorno é garantia de mais firmeza na grande área e força nas ações ofensivas. Vai substituir o volante João Afonso, que jogava improvisado na linha defensiva e teve atuação muito criticada contra o time potiguar.
No 3-4-3, o Remo teve que mudar completamente a maneira de atacar e se defender. Por vezes, o time ainda demonstra instabilidade, principalmente quando precisa sair para o ataque. A presença de João Afonso na zaga era uma tentativa de dar qualidade ao primeiro passe, mas isso não funcionou.
O novo sistema valorizou a presença dos alas, resgatando Raimar pelo lado esquerdo e apresentando Diogo Batista na direita. Quando tem a posse de bola do meio para a frente, o time fica mais encorpado, chegando a ter 5 jogadores na frente – Diogo, Jaderson, Ytalo, Marco Antônio e Raimar.
Às vezes, quando o passe encaixa e os espaços são ocupados, tudo flui muito bem. Foi assim no primeiro tempo contra o Sampaio Corrêa (MA) e nos 90 minutos contra o Ypiranga (RS). A rigor, o sistema só deu errado diante do ABC (RN), quando o Remo só conseguiu atacar em bloco no segundo tempo.
Ligger pode não resolver todos os problemas de articulação do time, mas contribui para um trio defensivo mais consistente na bola aérea, fundamento que costuma ser utilizado exaustivamente na Série C.
É possível que, mais entrosado, o Remo ainda evolua no 3-4-3, alcançando os resultados necessários para crescer na pontuação nas 9 partidas que restam.
O primeiro desafio será neste sábado (29/06), a partir das 19h30, contra o Ferroviário (CE), no Baenão. O jogo é válido pela 11ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora.
Blog do Gerson Nogueira, 28/06/2024
Não perca nenhuma notícia do Clube do Remo! Se inscreva nos canais do Remo 100% no WhatsApp e no Telegram.
E terrestre?
João Afosonso nunca deu certo desde q chegou, nem como volante e nem como zagueiro….teve uns lampejos contra o Ypiranga…mais só!!, Liggier é mto melhor. Só não entendi pq não colocou o Jonilson no lugar do João afosonso no último jogo para fazer a linha dos 3 Zagueiros, já q o Jonilson é zagueiro de ofício.. E o sistema de jogo no 3x5x2 melhorou mto o LEAO…antes só perdíamos, agora pelo menos tb ganhamos. Os poucos gols não é por causa da mudança de esquema e sim pela baixa qualidade técnica de nossos atacantes…um time q tem: Yta…poste..lo, Ruimbamar e Matheuspirita MINIMI do Ribamar como centroavantes tá fadado a fazer pouquíssimos gols mesmo….então o lance é tb levar poucos gols para podermos ganhar de goleada (1×0)…isso se o nosso goleiro Marcelo Bozo Rangel tiver em dia de Dida.
Ligger é titular absoluto nesse time do Remo!!!
Presidente do remo para de cobrir o sol com a peneira o problema do remo nunca foi técnico e sim jogadores q não presta ,tem um jogador bom aí q tá se acabando no banco o Ronald o cara joga muito mais vcs não dão oportunidade pra ele e melhor libera ele pra ir pra outro clube em vez de ficar acabando com ele ai no banco só quem presta ai e Ronald o goleiro e o jadson o resto manda ir embora e aproveitar persão e vai junto não atrapalha mais o remo…
Comments are closed.