Rafael Castro, Dodô e Sávio – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Rafael Castro, Dodô e Sávio – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

Um dos últimos contratados pelo Remo em 2024, o zagueiro Rafael Castro veio da Série D e, logo de cara, assumiu a posição de titular. Foi o único da posição que acertou a permanência por mais um ano.

Chamou a atenção também sua relação com a capital paraense. Rafael acompanhou o Círio de Nazaré, se disse devoto da Padroeira do Estado e, logo de cara, trazendo a família. Antes mesmo do reinício dos treinos, ele revelou que já havia voltado à cidade. Em entrevista coletiva, Castro falou do que deve ser a próxima temporada e sua condição de quase paraense.

Recomeço cedo

Principalmente para nós, os remanescentes aqui da Série C, acho que esse início, essa antecipação de apresentação, é de extrema importância, até porque se formos levar em consideração o tempo que ficamos parados, desde a primeira semana de outubro até a reapresentação que os demais companheiros nossos estão para chegar, vão se apresentar em janeiro, daria um tempo muito longo, quase 3 meses parados do nosso último jogo. Principalmente para nós, que paramos mais cedo a competição, teve esse tempo de descanso, teve essas férias e a gente poder retornar antes. Nós, que vivenciamos muito bem essa temporada, sabemos do apoio da torcida, do que é enfrentar uma situação um pouco mais delicada, que foi a parte boa para a gente do acesso, e para a torcida também. Então a gente já sabe como lidar com isso, acho que é importante se reapresentar antes para ter esse tempo de preparação.

Planejamento 2025

Bom, cheguei um pouco depois, não estou desde o começo dessa temporada, cheguei já no meio da temporada, mas pelo que procurei saber do início da temporada e para essa nova que está surgindo, acho que o planejamento já começou antes, não deixou para acontecer tudo de última hora. Acho que todos os envolvidos, diretoria, staff, comissão, acho que todo mundo está com uma cautela um pouco maior e isso deu já a se entender dessa nossa apresentação, de já ter começado antes. Então, acho que a preparação está mais convincente. O Remo voltou para um lugar onde ele não deveria ter saído e a gente quer trabalhar firme em busca dos nossos objetivos. Sabemos que nessa temporada não conquistamos nenhum título, mas conquistamos o acesso e nessa nova temporada de 2025 nosso principal pensamento é por títulos. Sem pensar antes na Série B, sem pensar nos outros campeonatos que virão antes. Então nosso principal objetivo agora é se concentrar no Estadual, no Campeonato Paraense e buscar o título.

Período de férias

Nós, que escolhemos essa profissão, que temos esse sonho, a gente sabe que temos que abdicar de muitas coisas em prol de um sonho maior. Isso acho que é normal já, particularmente, já estou acostumado à distância de família, de abdicar de férias muitas vezes. Nossas férias não são normalmente como as dos demais. Na maioria das vezes, quando as pessoas estão saindo de férias, é quando a gente está retornando. A gente sabe que faz parte da nossa profissão, faz parte de ser um atleta de futebol profissional e a gente encara isso da melhor forma possível. Deu para renovar a bateria e voltar com foco total nessa preparação, com bastante consciência, bastante foco, pois a gente sabe o que nos espera em 2025.

Quase paraense

Minha família gostou muito de Belém, minha esposa, meu filho. Então, nos adaptamos muito bem à cidade, ao clube e à torcida. É legal sair na rua e ter esse reconhecimento da torcida. Acho que isso é um sinal de que nosso trabalho vem sendo bem feito. Tive essas férias, pude viajar também, pude descansar, sair um pouco daqui, mas assim que acabou as férias, voltei antes do tempo para Belém até para já começar a preparação aqui. Acho que já posso considerar que sou um pouquinho paraense.

Diário do Pará, 16/12/2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui