Neste sábado (27/07), começa a 15ª rodada da 1ª fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Serão 5 jogos decisivos para saber quem vai se classificar para a fase seguinte da competição.
Das 8 vagas nos quadrangulares, 5 delas já têm donos – Botafogo (PB), Athletic (MG), Volta Redonda (RJ), São Bernardo (SP) e Ferroviária (SP) já podem se considerar nos quadrangulares decisivos que apontarão os clubes que subirão para a Série B em 2025.
As 3 vagas ainda em jogo estão sendo disputadas por outros 6 times – Ypiranga (RS), Tombense (MG), Londrina (PR), Náutico (PE), Figueirense (SC) e Clube do Remo, sendo estes dois últimos adversários na partida deste sábado, em Florianópolis (SC).
Os dois times somam 19 pontos e quem perder esse confronto direto praticamente dará adeus ao sonho da classificação ou, pelo menos, ficará com uma missão bem mais complicada. Por outro lado, quem vencer pode entrar no G-8, dependendo de outros resultados.
O técnico azulino Rodrigo Santana deve manter a mesma formação que vem atuando, com duas possibilidades de mudança. A primeira seria o retorno do volante João Afonso ao trio de zaga, após cumprir suspensão automática. No ataque, existe a possibilidade de Ribamar assumir a vaga de Ytalo depois de longo tempo.
Para o meia Jaderson, principal jogador do Remo no ano, é o momento de engrenar em busca da classificação.
“É um jogo decisivo. Aliás, acho que em cada jogo temos que encarar como uma final e esse não vai ser diferente. Estamos bem preparados para jogar. Todos serão ‘jogos de 6 pontos’ daqui para frente. Esse não vai ser diferente, com uma equipe muito qualificada, muito bem preparada. Uma vitória dá total confiança para nós e essa (contra o CSA-AL) não foi diferente. Então, com essa vitória, vamos ter total confiança para lutar e jogar”, disse.
Segundo ele, todos os jogos a partir de agora têm que ser levados como uma final, independente se o time está lutando para não ser rebaixado ou está brigando lá em cima.
“Esse jogo não vai ser diferente. É um time que está ali, concorrendo com a gente diretamente. Podemos tirar pontos deles e isso será muito importante para a gente”, afirmou.
Sobre a relação com a torcida, que ficou empolgada após a vitória sobre o time alagoano, inclusive indo ao aeroporto se despedir em festa da delegação, Jaderson garantiu que ela teve razão em reclamar na maior parte do tempo e que o elenco soube encarar essa situação.
“A torcida tem o total direito de ficar chateada. Nós também estávamos chateados. Não estávamos em um bom momento, não estávamos fazendo boas partidas. Precisamos dessa torcida”, concluiu.
Pelo lado dos donos da casa, o técnico João Burse não deve contar com o volante Jhony Douglas, que sentiu o joelho na rodada passada e mal treinou na semana. As opções do treinador podem ser recuar Léo Baiano para ter Henrique ou Gledson como segundo volante e Camilo na armação do ataque.
O Leão volta a campo neste sábado (27/07), a partir das 17h, para enfrentar o Figueirense (SC), no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC). O jogo é válido pela 15ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora.
Diário do Pará, 27/07/2024