Além do trabalho dentro de campo, muito se comenta do trabalho mental e psicológico que vem sendo desenvolvido com o elenco do Clube do Remo.
O técnico Rodrigo Santana promoveu uma forma diferente de trabalhar, reconstruindo relações interpessoais no Baenão, tentando colocar todos no mesmo caminho, melhorando o ambiente, criando uma identidade tática ao time. Ele mesmo afirmou isso, que não adiantaria nada melhorar a moral de todos se não acontecessem os resultados de campo.
“Vejo assim: ensinar a jogar futebol, a gente não ensina ninguém. Todos aqui foram contratados pela sua competência, pela sua técnica, todo mundo tem sua responsabilidade na parte física. A gente trabalhou muito nessa parte de uma organização tática para eles se sentirem mais seguros dentro de campo”, disse.
“Não é apenas uma motivação, mas uma conscientização da responsabilidade que a gente tem de defender a camisa do Remo, o peso que a torcida tem. Eles (jogadores) precisavam assumir esse papel, da mesma forma que eu também precisei assumir o meu papel. Todo dia, praticamente quase todos os dias, a gente bate nessa tecla”, completou Santana.
O treinador azulino garantiu que dentro do Baenão nunca se falou em rebaixamento, apenas em classificação. Ele defendeu o material humano que tem em mãos, tanto que o time reagiu com poucos reforços desde sua chegada.
“Sempre bati nessa tecla, que se eles estão aqui é porque foram escolhidos pela qualidade deles e a gente precisava encontrar uma forma de potencializar isso”, afirmou, sem ignorar que um melhor ambiente tem seus reflexos em campo.
“Houve uma evolução que trouxe essa confiança de lutar até o final. Hoje, a gente chega muito feliz de estar na última rodada com essa possibilidade de estar dependendo só da gente. É muito mais difícil você conduzir um clube como o Remo, do que um time que não tenha esse tipo de pressão. Dá para perceber essa leveza, essa alegria que os jogadores estão tendo no dia a dia, essa consciência de que o time vem crescendo no momento certo”, concluiu.
O Leão volta a campo neste sábado (24/08), a partir das 17h, para enfrentar o São José (RS), no estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre (RS). O jogo é válido pela 19ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora.
Diário do Pará, 24/08/2024