A Copa do Brasil Feminina voltou ao calendário oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) após um intervalo de 9 anos. A última edição foi disputada em 2016, quando o Audax/Corinthians (SP) sagrou-se campeão.
A competição contará com a participação de 64 times, incluindo representantes das Séries A1, A2 e A3 do Campeonato Brasileiro. Entre os times classificados está o trio da capital paraense – Remo, Paysandu e Tuna.
Os confrontos estão previstos para iniciar no dia 14/05, com a final marcada para 19/11, seguindo o formato de mata-mata do torneio masculino.
A melhor campanha de um representante do Pará na competição foi em 2009, quando o Pinheirense, do distrito de Icoaraci, chegou até às semifinais, mas acabou sendo goleado por 8 a 0 pelo Santos (SP), que contava com a atacante Marta no elenco.
A CBF também anunciou mudanças importantes no Campeonato Brasileiro Feminino. A partir deste ano, a Série A1 terá apenas 2 equipes rebaixadas, em vez de 4, enquanto continuará a promover 4 times da Série A2 à elite nacional. O objetivo é aumentar o número de clubes dos atuais 16 para 20 até 2027.
Na Série A2 – onde estão Remo e Paysandu – também haverá apenas 2 equipes rebaixadas, contribuindo para o crescimento gradual da competição, que tem planos para comportar 20 clubes no futuro.
Campeã paraense em 2024, a Tuna será a representante paraense na Série A3, que era realizada no formato mata-mata desde o inícioado, mas tará um novo formato em sua 1ª fase a partir deste ano, dividindo os 32 clubes em 8 grupos com 4 equipes cada, com partidas disputadas em turno único. A competição manterá o sistema eliminatório a partir da 2ª fase até a grande final, que será realizada em jogos de ida e volta.
O Parazão Feminino será realizado no segundo semestre, assim em 2024. A competição está prevista para ocorrer entre 03/08 e 14/12 e definirá o representante paraense na Série A3 de 2026.
O Liberal.com, 21/01/2025