Marcelo Rangel – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Marcelo Rangel – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

Em jogos eliminatórios, como nesta sexta-feira (07/03), pelo Parazão, e também na terça-feira (11/03), Copa do Brasil, respectivamente, contra Santa Rosa e Criciúma (SC), a solidez defensiva vale a sobrevivência azulina nas competições. Se o sistema de defesa funcionar bem, crescem as possibilidades de classificação.

O que dizem os números sobre cada time desta nova fase do Parazão?

O Remo é o menos vazado do campeonato, com apenas 4 gols tomados. O 2º melhor neste quesito é o Bragantino, que tomou 6 gols. Paysandu e Capitão Poço são os times que mais evoluíram defensivamente. O time bicolor tomou 6 gols nas 4 primeiras rodadas, mas somente 1 nas 4 últimas, enquanto o Capitão Poço foi vazado 7 vezes em 4 rodadas e só 2 vezes nas outras 4.

O Santa Rosa também melhorou muito. Tomou 7 gols nos primeiros 4 jogos e apenas 2 nos últimos 4. Na contramão, o Castanhal foi de 1 gol tomado na primeira metade para 6 na segunda metade da fase.

A Tuna, que já tomou 12 gols, é o time mais vazado entre os 8 classificados, seguido pelo Águia, que tomou 10 gols nas 8 rodadas.

Números da produção ofensiva

Enquanto o Remo tem a maior artilharia do campeonato (17 gols), o seu adversário no mata-mata, Santa Rosa, é o menos produtivo no ataque (7 gols).

O Paysandu tem 15 gols e enfrenta o Capitão Poço, que fez 9. Castanhal (10) e Tuna (12) fazem o jogo mais equilibrado das quartas-de-final em matéria de gols. O Bragantino também tem sua autoridade, com 11 gols marcados, enquanto o Águia anotou 9 gols.

Evolução

Na sua flagrante evolução, o Santa Rosa está há 240 minutos sem tomar gol. O último foi justamente do Remo (Pedro Rocha), na metade do segundo tempo.

É um time que começou muito mal, com 3 derrotas seguidas, mas teve grande reação. A derrota para o Remo no Mangueirão foi a única nas últimas 5 rodadas.

Menos vazado

Marcelo Rangel (Remo) e Vinícius (Bragantino) são os goleiros menos vazados do Parazão. O azulino tomou apenas 1 gol em 6 jogos, média de 0,16 por jogo, enquanto o reserva Léo Lang tomou 3 gols em 2 jogos (média de 1,5 por jogo). Vinícius tomou 6 gols em 8 jogos, com média de 0,75 por jogo.

Desfalques

O atacante Pecel desfalca o Santa Rosa, suspenso por cartões amarelos. O atleta de 33 anos está bem abaixo das suas melhores temporadas, como em 2021, quando fez 14 gols em 31 jogos pelo Castanhal, mas assim mesmo, tem sido peça muito útil no Santinha.

No Remo, Felipe Vizeu é provável desfalque, com dores na região lombar.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 06/03/2025

9 COMENTÁRIOS

  1. Seria bom entrar com o Adailton de Centro Avante já q o Vizeu não vai jogar.
    O Ytalo é um menos. Só faz gol em baixo da trave e sobrecarrega na marcação. É o atacante que todo zagueiro quer marcar.

    • Concordo contigo. Seria bom experimentar o Adailton, melhor contratação do Remo até agora, para jogar como centroavante, pode ou não dar certo, mas independente disso, ele deve ter por merecimento, mais oportunidade como titular.
      É muita sacanagem do próprio torcedor dizer que ele é jogador de segundo tempo, sendo que ele é o artilheiro do time e o que talvez mais finalize pela pouca minutagem que tem. Veja, até esse último jogo, o Adailton tinha mais gol que finalizações,sim, ele tinha…fez um bom primeiro tempo, mas cansou, normal para quem não é titular, assim como o Guti cansou, mesmo sendo muito mais jovem, então, ele não tem problema físico nenhum para ‘ser jogador de segundo tempo”. Isso é desrespeito com ele, equivale a dizer que o melhor vendedor de uma loja só vende muito, porque vende pra gente besta…enquanto outros passam o dia inteiro e não vendem nada, como é o caso do Ytalo.
      Se ele é jogador de segundo tempo, o que o Viseu é, o que ele entregou até agora? O Dodô, acho bom.jogador até, mas some de muitos momentos dos jogos, e não tem força física. Marcelinho veio com status de titular, acho bom jogador, mas está jogando menos que o Cadu que já deu duas assistências, mas ele sempre põe o Marcelinho. Aí o artilheiro da equipe tem que jogar 15 minutos, nenhum jogador gosta disso, isso é injusto, tem que dar oportunidade, 3,4 jogos diretos, se não for bem, aí sim. Ele vai acabar se aborrecendo e se encostando ou mesmo saindo do Remo por se sentir desvalorizado, porque é o que acontece.

      • Meus camaradas pode creditar toda culpa no entregador de colete o BURRO100% SANTANA, O CARA PÔE O JADERSON NA DEFESA, DODÔ NA PONTA, INSISTE COM PAVANI QUE TA HORRÍVEL, APENAS 2 JOGADORES NO MEIO CAMPO NO SISTEMA 3 4 3, não estou acreditando neste time contra o Criciuma que está sem técnico, o Remo também está sem treinador.

  2. Que Adailton??O cara só produz no 2′ tempo, parece que os caras querem tumultuar,não acompanham os jogos do Clube!?

    • Só produz no segundo tempo? O que é produzir pra ti? Contra o cametá, ele deu 3 finalizações de 5 do Remo no primeiro tempo, no segundo tempo ele deu uma. Não fez gol por um capricho, mas qual jogador faz gol toda vez que entra? O Vizeu, joga o jogo inteiro, quantos gols tem? Ytalo, quantos? Dodô, titular, quantos? Quantos passes? Não sei o que é produzir pra ti, porque se for assim, ninguém produz nada nesse ataque. O Maxuel entrou no segundo tempo e já fez gol, o Pedro Roxha, só o Adailton produz apenas no segundo tempo? Afff. Vai por mim, jogador e qualquer trabalhoador se sente injustiçado de só entrar como refugo. Ele entra com sangue nos olhos querendo vencer, não é espírito de vencedor que querem? Ele tem. Ele vai fazer gol em todos os jogos que entrar? Não, não vai, mas merece mais chance? Sim. Porque senão só fica o Jaderson nesse time, o único que corre o jogo inteiro.

  3. Concordo com a Glimessi 77 ,sempre faz boas e equilibrada observações,o Adailton é merecedor da titularidade no ataque,assim como Kadu na lateral.

    • Não Vicente, ele não fez gol, assim a maioria dos jogadores que são inclusive titulares, ex: Vizeu e Dodô. Os outros entram, se entram bem, é natural que tenham mais oportunidades, e se tornem quem sabe, titulares, foi assim com o Jaderson, que não era titular e eu comentei naquele momento que deveria.
      Não precisas mudar rua opinião, cada um tem a sua, mas acho injusto taxar um jogador assim, ele teve poucas oprtunidades como titular e em situações que o Remo não deu a mínima para jogo. E ele não é o único que entra no segundo tempo e faz gol, mas é o principal. Mas cada um com sua opinião, né?

  4. Tá de brincadeira…estatísticas de Parazinho???..Nosso regional é fraquissimo, a Vera mesmo o Remo só tem a mucura de rival…era para, com o time q temos , estar em primeiro em tdo e com folga….o nível da Série B é mto superior ao nível do Parazinho, e é para jsso q estamos aqui não é?, pqra subirmos a A, então esses dados do Parazinho nem devem ser considerados, a não ser se estivéssemos mto ruins…aí, nem para a B serviriamos.

Comments are closed.