Jogando em casa pela Série B, a obrigação do mandante é sempre buscar a vitória e o Clube do Remo fez valer essa premissa ao estrear com triunfo diante da torcida na edição 2025 da competição.
Com 2 gols de Pedro Rocha e uma atuação sólida defensivamente no Mangueirão, o Leão bateu o América (MG) por 2 a 0 e mostrou maturidade ao executar bem a estratégia proposta para enfrentar um adversário de Série A recente.
Na entrevista coletiva após a partida, o técnico Daniel Paulista celebrou o resultado e valorizou o ambiente construído junto ao Fenômeno Azul.
“É um momento muito feliz, por ser nosso primeiro jogo dentro de casa. Quero parabenizar a presença do torcedor e a direção, que se mobilizou para que houvesse a liberação (de público), mesmo que em cima da hora. O torcedor entendeu o chamado e o momento. É isso que precisamos buscar constantemente, essa conexão entre equipe e torcida, como vimos hoje. Isso nos torna mais fortes na competição”, afirmou.
Daniel também destacou a inteligência tática do time diante de um oponente conhecido pelo domínio da posse de bola.
“Traçamos uma estratégia, como foi mencionado, porque o América (MG) é uma equipe de muito toque de bola, com um jogo envolvente. Não é à toa que eliminou o Cruzeiro (MG) na semifinal e venceu o Atlético (MG) em uma das partidas da final (do Campeonato Mineiro). É um futebol de aproximação, de toque e ataque à última linha. Montamos uma estratégia para congestionar o meio-campo, a zona central, e executamos isso de forma quase perfeita”, avaliou.
“Mesmo (o adversário) com mais posse de bola, o Remo foi mais perigoso durante a partida. Criamos inúmeras oportunidades e vencemos com propriedade, podendo, inclusive, ampliar o placar, especialmente no segundo tempo, quando o América (MG) veio mais ofensivo. Os 2 gols foram muito bem executados e trabalhados, principalmente o segundo, iniciado em tiro de meta, com troca de passes, participação de vários atletas e ataque à última linha”, enfatizou o comandante remista.
Ao avaliar o desempenho físico e tático do time, Daniel Paulista celebrou a evolução evidente.
“A evolução era esperada e hoje (domingo) foi mais nítida. Tivemos um jogo mais equilibrado ao longo dos 90 minutos. O posicionamento em campo também foi fundamental para economizar energia e manter a intensidade. Algumas substituições foram por desgaste natural, especialmente dos jogadores de beirada, como (Pedro) Rocha e Janderson, mas de forma geral, houve uma evolução física, como já esperávamos”, apontou.
Sobre a marcação alta, o técnico explicou que foi uma estratégia pontual, usada com inteligência.
“Em alguns momentos, subimos a marcação. Em outros, recuamos para não oferecer espaços. Fomos inteligentes ao alternar essas ações, demonstrando maturidade. Paramos o jogo quando necessário e atuamos da maneira certa, por isso conquistamos uma vitória convincente”, falou.
Por fim, Daniel fez questão de destacar o papel tático do volante Caio Vinícius.
“Caio é um jogador em evolução, experiente, conhece a posição e foi fundamental para organizar e orientar a equipe, principalmente no setor central. Sua atuação foi decisiva no equilíbrio defensivo que apresentamos hoje”, ponderou.
Com a confiança renovada e o apoio do Fenômeno Azul, o Remo agora se prepara para o próximo desafio, fora de casa, contra o Botafogo (SP), ciente de que manter o bom desempenho loge de sua torcida também será essencial para brigar na parte de cima da tabela.
Diário Online, 13/04/2025
O Felipe Vizeu é menos um em campo, precisa melhorar e muito o seu desempenho, pois,nem se quer se esforça no ataque.
Discordo, a bola não deu sorte de chegar até ele. Vizeu fez bastante presença e ajudava muito no meio campo a tentar puxar as jogadas ou recuperar bolas para contra ataques. Ele inclusive ajudou muito no forte esquema defensivo imposto pelo nosso técnico para o 2º tempo inteiro.
Realmente a Fenômeno Azul fez sua parte,e também nossos guerreiros idem,parabéns!!!
Enfrentar o Leão dentro do Mangueirão com mais de 20.000 torcedores do Fenômeno Azul empurrando o Leão é quase um suicídio, é de aproximadamente de quase 90% a probabilidade do adversário levar uma taca ou empatar, foi o que aconteceu com o América Mineiro, um dos candidatos ao acesso e também vai acontecer com o Coritiba, O Leão também é um candidato a subir para a A ou permanecer na B. Vamos lutar pelo acesso, e vamos concluir o CT o mais rápido possível em caso do acesso ou permanência na B se confirmar. Em breve o Leão deverá atingir os 10.000 sócio torcedor adimplente para que o CT seja concluído o mais rápido possível.
2 comentarios: Ptimeiro: qdo Daniel Paulista chegou ei comentei aqui q na minha opinião ele deveria armar um time retranqueiro, de forte marcação e qdo recuperasse a bola, jogar em transição rápida, no contra-ataque com um velocista Armando jogada para um finalizador…e foi justamente o q o Daniel fez….desde o começo o Remo marcava em seu campo com blocos próximos até para diminuir o fator pouco preparo físico e qdo recuperava a bola logo lançava para o Jandrrson, pq o Richa não tem a mesma velocidade…os 2 gols e outras chances criadas foram dessa maneira. Parabéns ao Daniel q achou o esquema d jogo para esse time, e aos jogadores q tiveram vontade de cumproli-lo. E ainda teve colegas aqui q me criticaram qdo falei isso.
Você de certa maneira está certo, o esquema de defesa sólida funcionou muito bem. O América teve maior posse, maior numero passes, mais chutes a gol e etc, mas não conseguia avançar ou ser perigoso como esperavam conseguir, a marcação era pressionada forte, desde o meio de campo, com a entrada do Lucas, tendo ainda junto o Caio vinícius, ficamos com dois volantes de contenção muito fortes, era uma barreira muito grande, funcionou perfeitamente o esquema pelo 2ºT inteiro e não tivemos desgastes físicos. Imagina com Camutanga entrando inspirado para a Zaga, o time será muito melhor defensivamente.
Comentário 2: O q o Daniel vai ter q ajustar agira? Não temos um meia armador, para puxar o jogo pelo meio e armar jogadas pp qdo não dá para contra-atacar….tem q achar esse jogador. So temos 1 velocista para o contraataque ( Janderson )…esse garoto não vai aguentar sozinho a maratona de jogos da B, até pq ele tb tem funções defensivas.. o Adailton é velocista só de 25 min finais, não aguente 90 min. A zaga, leia-se Klaus é mto ruim…kogador lento, coloca-se mal, e mesmo sendo alto não sobe nada…cruzamentos na área são sempre um perigo. Vizeo tá se mostrando um novo Ita.. poste..lo…sua função ontem ETA ser o Pivô da primeira bola chutada da defesa ou dar casquinha para seus colegas, além de matador….perdeu todas as disputas pelo alto e o Rocha é q estava sendo o atacante em seu lugar…Vizeo devia dar parte do seu salário para ele.
Quero parabenizar o treinador a primeira ves que vê uma jogada de linha de fundo feto dois toque para chegar no fundo e cruzar. Parabens ao técnico que conseguiu ajustar algumas coisas. Dodô entrou para andar em campo, nao tem sangue, agora o luan tem que arrumar uma vaga para ele, toque refi ado e prensente
Daniel Paulista é o cara…
Acho engraçado os caras criticarem o Vizeu;o cara tira a marcação da zaga que vem para cima dele,deixando brecha para o Pedro Rocha ou outro atacante entrar e finalizar,como aconteceu ontem.É difícil ver certas avaliações sem o mínimo de concisistencia real!!!??
“Puxar” a marcação para fora da área é feita qdo o time tem o domínio do jogo e está tentando penetraram em uma defesa forte amigo Vicente…coisa q o Remo em nenhum momento fez, pelo contrário, ele “deu” a bola para o América….em contra-ataques, q foi como o Remo fez o gol e a maioria das jogadas perigosas, a defesa adversária corre para trás e os atacantes entram na área….coisa q o Rocha fez e o Vizionario não. E se mesmo assim a única função dó Vizionario seja tirar os defensores da área, não precisamos pagar 200k para isso….bota outro jogador com a camisa nove ali só para fazer isso.
O COelho teve os números maiores na estatística, mas em campo venceu nitidamente o estratégico azulino imposto pelo nosso técnico. O nosso volante grandão, Caio vinicius foi um monstro, o homem comandou a defesa geral, sendo eficaz no centro, na direita e na esquerda para vencer TODA BOLA e sem faltas, fez pressão contra a ofensiva do Coelho o JOGO INTEIRO sem nem cansar, na entrada do Lucas melhorou mais ainda o fechamento, Paulista está de parabéns pela tática de jogo, venceu como verdadeiro estrategista, podia ter dado sorte e até vencido por 4 ou mais saldos gols..
O torcedor remista às vezes é muito emocionado. Todo atacante aqui só faz uma boa partida se ele marcar um gol ou se no mínimo criar 2 lances perigosos de gol com méritos do goleiro adversário. O Vizeu fez uma partida muito sólida e contribuiu muito na parte central, em muitos lances ajudou de pivô, puxou várias vezes a marcação até de 2 jogadores pra cima dele, correu de um lado pro outro ajudando até do meio campo pra trás no esquema defensivo e sempre esteve brigando na pressão adversária para descontruir a jogada do américa já desde o meio-campo. Mas ele não foi bom pro torcedor apaixonado!
Se o Vizeu ontem não fez gol, foi por que em dois lances capitais não passaram a bola para ele , no primeiro o Janderson, ele estava sozinho no meio , no segundo o Adailton , novamente ele estava sozinho no meio , então faltou foi tocarem para o cara , e ele fazia sempre o pivô
Eu concordo com a visão do técnico. Sempre achei que time organizado, obediente e preparado fisicamente é a nossa realidade. Tem torcedor que quer o time atacando o jogo todo, “pra cima, “pra frente”, mas acho isso longe da nossa realidade.
Sempre diz referência ao Atlético PR, montava tive reativos, não há nada de errado nisso. Não acho isso retranca. O Real Madrid conta de ser amassado pelo adversários, sai num contra ataque, dois e ganha o jogo, está enfileirados CL assim…
Adoro ver o Barcelona jogar, futebol total, faz um, faz 2,3, jogadas lindas, mas sempre com o sistema defensivo vulnerável. Mas hoje também aprenderam a contra-atacar e têm se dado bem. Quando quero ver futebol bonito, vejo o Barcelona. Quando quero torcer, vejo o Remo. Por hora o time está no caminho certo. Vamos ver na sequência.
Só mais uma observação, o Caio Vinicuius caiu como uma luva nesse time, parece que o Luan também. Esse meio de campo é quem vai dar as cartas nas partidas, o trabalho deles ajuda a defesa e o ataque.
VITORIA MERECIDA, PARABENS AOS JOGADORES E COMISSÃO TECNICA, TEM QUE DA CHANCE PRO PH, ESSE MOLEQUE JOGA, A TORCIDA LEÃO É REALMENTE DIFERENCIADA, ENQUANTO O OUTRO LADO INVEJA, RESPEITA A MAIORT DO NORTE
O Remo antes só tinha o Janderson como titular absoluto e destaque,agora vejo mais dois ,o Caio Vinícios e o Pedro Rocha estão jogando muito e se destacando dos demais,mas o time no todo está muito bem coletivamente que é o mais importante,venceu e convenceu e está no caminho certo,o otimismo é muito grande em relação a relação a crescer ainda mais com a chegada dos reforços e esse ótimo técnico tendo mais tempo para ajustar cada vez mais esse time,destacaria também a performance do goleiro Marcelo Rangel,do atacante e velocista Janderson e do atacante Viseu,jogador que abre muito espaços para outros finalizarem,pois atrai muito a marcação dos zagueiros… Remo nota 10,ainda me preocupa um pouco a zaga que falta dar mais confiança e tenho certeza que com o Camutanga entrando vai melhorar e muito.
Três situações me chamaram atenção. A primeira foi a entrevista com o Vizeu após o jogo da ferroviária “precisamos de maturidade e aprender a segurar o jogo quando for necessario”, ontem isso já ocorreu. Segundo, Daniel quando falou “hoje podemos dizer que temos um plantel, e não um time”, ontem se viu isso quando das substituições e a qualidade em campo permaneceu. Terceiro, o Daniel vendo que o jogo do América estava fluindo pela esquerda, entrou com o Kadu no lugar do Janderson, porém logo a seguir o jogo passou a fluir pela direita, ele imediatamente substituiu o Marcelino pelo Dodo, parece que este técnico entende de esquema tático. Gostei.