Daniel Paulista – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Daniel Paulista – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

Um time com a cara do Remo. É isso que promete o técnico Daniel Paulista. Em uma entrevista, o treinador revelou o que pretende fazer nos próximos meses de trabalho no Baenão. Segundo ele, mudanças já estão sendo implementadas na equipe para que o clube, como um todo, evolua até o final da temporada.

“Acredito que nosso time tem que ter a cara do Remo, não do treinador. A equipe precisa ser competitiva, brigar por todas as bolas, disputar com os adversários. Claro que as estratégias de jogo serão ajustadas a cada partida, mas precisamos ter luta, entrega e competitividade. Temos que manter isso em todos os jogos, principalmente em uma Série B, que é muito disputada”, disse.

Contratado no dia 13/03 para substituir Rodrigo Santana, responsável pelo acesso à Série B na temporada passada, Daniel Paulista pode ser considerado um técnico da nova geração do futebol brasileiro. Com apenas 42 anos, já acumula passagens duradouras por equipes da Série B do Brasileirão, como CRB (AL) e Guarani (SP). Apesar de desejar repetir o bom desempenho no Leão, Daniel sabe que a urgência é por resultados.

Eles, por enquanto, têm vindo. Em 5 jogos no comando do Leão, o treinador acumula 3 vitórias e 2 empates, mantendo-se invicto. Segundo ele, a tendência é que o clube mantenha uma postura mais pragmática na busca pelos resultados nas próximas partidas, até que se crie uma “gordura” que permita a implementação de mudanças mais estruturais.

“Sei que, no futebol brasileiro, o treinador precisa de resultado. Você só tem sequência se tiver resultado. Primeiro, sei que preciso apresentar resultados para, com o tempo, implementar aquilo em que acreditamos. É isso que esperamos aqui – trabalhar, apresentar resultados e, depois, melhorar o clube como um todo, com o torcedor satisfeito”, explicou.

Mudanças, inclusive, já estão sendo feitas no time titular. A mais evidente delas é a alteração no plano de jogo, que antes contava com um trio de zagueiros e agora tem uma dupla. Apesar disso, Daniel garante que está no Remo para liderar um processo de crescimento que ultrapassa as quatro linhas do gramado, envolvendo também estrutura e posicionamento do clube no mercado.

“Acho que a principal mudança até agora é no dia a dia de trabalho, dentro daquilo em que acreditamos fora de campo. Dentro de campo, foi a mudança no sistema de jogo. Não quer dizer que o anterior estava errado, mas é uma convicção da nossa comissão. Acredito que essa mudança de plataforma exige que a gente construa outras variáveis para que os efeitos comecem a aparecer, mas estou muito satisfeito com o que a equipe tem apresentado”, finalizou.

Daniel Paulista volta a campo com o Leão nesta segunda-feira (21/04), feriado de Tiradentes, às 21h30, diante do Coritiba (PR), pela 4ª rodada da Série B do Brasileirão, no Mangueirão.

O Remo tem condições de brigar na parte de cima da tabela?

Acredito que temos um elenco competitivo, com condições de brigar pelas primeiras posições, mas futebol é dia a dia, jogo a jogo, e muita coisa pode acontecer para determinar se vamos ou não disputar o topo da tabela. Ainda há muito a ser ajustado. Acho que falar sobre o final da competição agora é precipitado, mas pelo que a equipe tem apresentado, vem mostrando uma condição positiva.

O que diria aos torcedores que estão descrentes após uma participação abaixo do esperado na última Série B?

É difícil dizer, porque não vivi esse momento anterior. Falo do agora. É um momento de reconstrução e de mudanças nítidas, com novos jogadores para fortalecer o elenco e trazer características que antes não tínhamos. Lesões e suspensões vão acontecer, então precisamos de um elenco preparado para suportar isso. Estou confiante e otimista com nosso futuro, mas consciente de que será uma trajetória difícil e de muito trabalho.

Pretende aproximar os jogadores da base da torcida? Como?

Sobre os jogadores da base, alguns já fazem parte do nosso elenco profissional. Outros, pela mudança de comando e pela falta de tempo, ainda não tive oportunidade de me aproximar. Agora, com a equipe voltando ao Baenão, penso em trazer mais atletas do Sub-20 para dar mais condições aos garotos. É um processo de transição que gosto muito.

O Liberal.com, 20/04/2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui