Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) – Foto: Reprodução
Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) – Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) condenou, nesta quinta-feira (06/03), as equipes do Capitão Poço e da Tuna com a perda de 18 e 7 pontos, respectivamente.

O julgamento atendeu a um pedido de paralisação do campeonato, após ação movida por Caeté e Independente, que alegam que Tuna e Capitão Poço utilizaram jogadores acima de 20 anos de idade sem contrato profissional, o que fere o regulamento da competição.

Com a decisão, o Capitão Poço, que jogaria contra o Paysandu no sábado (08/03), fica com saldo -7 pontos na tabela, sendo rebaixado juntamente com o Caeté, lanterna da competição com 3 pontos, enquanto a Tuna ficaria com 4 pontos e conseguiria se livrar do rebaixamento, mas ficaria de fora do G8.

Além da perda de pontos, as equipes foram multadas em R$ 30 mil (Capitão Poço) e R$ 10 mil (Tuna), referentes ao número de jogos que disputaram de forma irregular.

A decisão foi em 1ª instância e ainda cabe recurso. A Tuna já anunciou que irá recorrer da decisão, enquanto o Capitão Poço ainda não se pronunciou oficialmente.

A 2ª fase, que iniciaria nesta sexta-feira (07/03), com o jogo entre Remo e Santa Rosa, está indefinida, já que a perda de pontos das equipes denunciadas mudaria a classificação final e os cruzamentos do mata-mata das quartas-de-final.

A Federação Paraense de Futebol, por meio de uma nota, posicionou-se por volta de 23h e manteve o clima de dúvida que paira no ar.

“A Federação Paraense de Futebol (FPF) informa que ainda não foi oficialmente notificada sobre a decisão da 3ª Comissão Disciplinar do TJD-PA, que segundo informações preliminares, determinou a perda de pontos de algumas equipes. A FPF aguarda o teor completo do julgamento para avaliar seus impactos e adotar as medidas cabíveis. Até que haja a devida notificação e análise da decisão, a tabela da competição permanece inalterada”, informou a entidade que organiza o Parazão.

O Liberal, 07/03/2025

2 COMENTÁRIOS

  1. Permita-me voltar ao assunto. O art.31 diz: atletas nascidos em 2005. O ideal serie com 20 anos completos. O goleiro do Capitão Poço nasceu em 8 de marco de 2005. (Jogou as 8 partidas com 19 anos).

    • O jogador do Remo (Adson) também foi relacionado com 19 anos. Ele nem jogou, ficou no banco.
      O jogo foi em janeiro e ele fez 20 anos só em fevereiro.

Comments are closed.