Copa Verde – Foto: Joilson Marconne (CBF)
Copa Verde – Foto: Joilson Marconne (CBF)

A Copa Verde, torneio regional criado em 2014 para dar visibilidade ao futebol das regiões Norte, Centro-Oeste e do Espírito Santo, pode estar prestes a ser extinta pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A informação foi revelada nesta terça-feira (09/04) por Marcos Tavares, diretor de Competições da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS).

Segundo Tavares, a entidade máxima do futebol brasileiro não pretende realizar novas edições da Copa Verde e uma nova competição regional deverá ser criada para ocupar seu lugar, reunindo clubes do Norte e Centro-Oeste.

“A CBF não fará mais a Copa Verde. No seu lugar deve ser lançada uma nova copa com equipes do Centro-Oeste e do Norte”, afirmou o dirigente.

Caso a mudança se confirme, a edição de 2025 pode marcar o fim de uma era para clubes tradicionais da região Norte, como Remo e Paysandu, que participaram ativamente da história da competição.

Apesar de ser criticada pelo seu baixo investimento e visibilidade limitada, a Copa Verde era uma das raras oportunidades de acesso direto à 3ª fase da Copa do Brasil, oferecendo premiações milionárias e exposição nacional a clubes fora do eixo Sul-Sudeste.

Até o momento, não há confirmação oficial da CBF sobre a extinção do torneio, nem detalhes sobre o formato da nova competição regional citada por Tavares.

Roma News, 08/04/2025

6 COMENTÁRIOS

  1. Exatamente. Ninguém se interessa por essa competição . Nem emissora de TV ou televisionamento via streaming se interessa por essa imundice. Só o cara lá da CBF, que pensou nessa porcaria para dar titulo nacional para outra imundice que ele torce. Nas semifinais, sempre o Remo foi garfado de forma acintosa. Que venha outro, mas semelhante a Copa do Nordeste e sem encomenda. Daí, talvez interesse, porque essa copa cheiro verde, como disse no comentário o Fábio, nunca valeu nada, como disse o Vicente. Esterco é mais importante porque serve de adubo.

  2. Apesar de eu achar q isso nunca vai acontecer, O ideal era fazer uma Copa Norte Nordeste aproveitando já a infraestrutura e a visibilidade da Copa do Nordeste…ou fazer na fase do pré copa do Nordeste uma eliminatória tb na região Norte deixando 2 times para entrar na fase de grupos da CN. Uma utopia, mas tecnicamente, financeiramente é em visibilidade séria muito melhor para os times do Norte.

    • Liga do Nordeste não está interessada nos times da região Norte. No máximo, Remo e PSC, talvez o Amazonas. Eles não querem times do Acre, Rondônia, Roraima…

      • Não lembro ao certo, mas ouvi dizer, portanto precisa ver se proceder, que no início da copa do NE, Remo e payssandu foram convidados. Entretanto, a FPF, com o presidente da época não estimulou a participação e articulou para criação dessa porcaria que está aí e que pejorativamente, pela falta de valor, chamam de copa cheiro verde. A verdade que o que se percebeu essa capa foi criada para dar título ao payssandu. Sempre Remo e payssandu se encontram pelo formato da tabela nas semifinais. Daí, em todas que me lembro arbitragens vinham e “erravam contra o Remo” e somente uma o Remo venceu, que foi aquela do gol do Dadá e do Silvio, salvo engano, no último minuto. Daí como o gol foi no último minuto, não deu tempo do árbitro “errar” para o payssandu. Na sequência o Remo venceu nos pênaltis. Perdeu na final para o Cuiabá. Então os bicolores ficam se gabando de terem muitos títulos nacionais, com essa copa cheiro verde ou pé de alface.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui