O Leão já havia sido punido com a perda de 6 pontos por utilizar um jogador de forma irregular durante o Campeonato Paraense. Nesta quarta-feira (19/03), o clube voltou a ser penalizado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA), dessa vez com uma multa de R$ 50 mil.
A nova sanção foi aplicada após o jurídico azulino entrar com embargos de declaração considerados protelatórios pela 3ª Comissão Disciplinar do Tribunal. A decisão foi proferida pelo relator Hender Gifoni, que argumentou que o Leão já havia tido seus argumentos analisados e rejeitados em embargos anteriores.
Foi justamente a insistência em apresentar novos embargos, sob a alegação de supostas omissões e contradições, que resultaram na nova punição. Para o Tribunal, foi uma tentativa de rediscutir o mérito da decisão já firmada anteriormente.
Gifoni argumentou não haver “obscuridade ou contradição na decisão anterior, mas sim uma clara estratégia para prolongar o processo. A multa de R$ 50 mil foi aplicada com base no artigo 152-A, parágrafo 6º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD)”.
O Remo foi ainda advertido oficialmente de que caso novos embargos venham a ser apresentados com o mesmo objetivo, a multa será aumentada.
De acordo com o TJD-PA, a “insistência em medidas inadequadas tem impactado negativamente a competição, especialmente para os clubes de menor estrutura, que sofrem com a paralisação do campeonato”.
Com a perda de 6 pontos, o Remo caiu da 1ª para a 3ª posição na classificação final da 1ª fase do Parazão.
Diário do Pará, 20/03/2025
Alguém já viu o Remo conseguir algum pleito jurídico, TJD, FPF, STJD, CBF ou qualquer órgão oficial do esporte estadual ou nacional? Como se não bastasse a autoridade multa e ameaça.
O clube do Remo precisa virar “saf”,uma empresa com fins lucrativos com profissionais a frente da diretoria,enquanto ficar nas mãos de pessoas amadores que se acham donos do clube,vai ser difícil dar certo.
Nenhuma surpresa. Diferente seria se fosse o contrário. Para caracterizar melhor mais a multa.
Onde já se viu penalizar financeiramente alguém ou uma instituição por buscar junto ao Judiciário seus direitos?
É o fim da picada mesmo!
Se houvesse base legal e eu fosse presidente do Remo, ouvido o Conselho, desfiliaria o Clube do Remo dessa Federação. Faria essa entidade sofrer a falta de um clube realmente popular, que lhe sustenta financeiramente. Que ficassem só com a Mucura. Buscaria filiação junto à Federação Amapaense de Futebol, onde há uma enorme colônia paraense.
Quando teve a polêmica do número máximo de jogadores estrangeiros, que prejudicaria o PSC, foram ligeiros em resolver a pendenga.
Vale lembrar que não foi um nem dois clubes a interpretar de outra forma o regulamento. Foram 4 (quatro). Sinal de algo errado aí? Claro!
Que o Remo vá até a última instância buscar seus direitos nem que esse campeonatozinho só se resolva no ano de 2026.
É a minha opinião.
Antonio Valentim
Sudoeste do Paraná.
O Remo tem que ir adiante para essa federação mucurentos , se tiver que parar o campeonato que fique suspenso, quem avacalhou foi a própria federação e tribunal desportivos do Pará quando reverteu para a mucura que ultrapassou o limite de jogadores estrangeiros no campeonato e está no regulamento da competição , o que eles fizeram ? Mostraram o regulamento da CBF que pode inscrever mais que o regulamento do Parazão,ta na cara que tirando o Remo de 1 colocado e no caso de um confronto a mucura levaria vantagem no empate, jogando a pressão p lado do Remo, além do desgaste que já está levando o Remo
Enquanto houver clubismo dentro de federações tende-se para este absurdo! Esquecer o mesmo e focar na série B!
O Remo fica, a caravana (TJD-PA) passa.
O cara que multou o REMO é um mucurento pilantra,esperar o que de um Zé roela desses?
Quem acompanhou ojulgamento do Remo, depois do voto do relator que puniu, com perda de pontos e multa de 5 mil, um dos auditores falou que acompanhava o relator, mas alterava a multa para 10 mil, envirtude do Remo, ter mais posse financeira, que o Bragantino. Na hever o C…com as calças.
O Responsável por tudo que está acontecendo é o próprio Remo(diretoria). Os prejuízos estão se acumulando, quando ainda estamos no início do ano, mas já saímos de duas competições, não temos um time formado, posições carentes como a de meia, etc. E pelo que vemos vamos começar a série C sem nenhuma novidade que possa dar alguma esperança e motivação ao torcedor.